MANIFESTO
Ambicionamos uma política de desenvolvimento para o município, que ponha em primeiro lugar o desenvolvimento integral dos nossos cidadãos como pessoas.
Projetamos um planeamento de fundo para o futuro do concelho que tenha em conta a realidade do bem estar dos lagoenses com base num levantamento realista das prioridades e das capacidades do concelho e de cada uma das freguesias.
Promoveremos a cidadania participativa através de permanente consulta aos munícipes e aos órgãos que os representam e nunca permitiremos que projetos de fundo dependam de vontades conjecturais e não escrutinadas.
Adotaremos as melhores práticas de gestão recorrendo sempre a pareceres de natureza técnica e científica e divulgaremos de forma transparente os resultados destes pareceres, incluindo o que diz respeito ao custo-benefício e sustentabilidade das opções tomadas.
Assumimos desde já um comportamento com base no respeito mútuo e na ética, para com todos, em especial com aqueles a quem o município tem particular dever de cuidado, como sejam os seus funcionários ou colaboradores ocasionais.
VALORES
LIBERDADE para todos os lagoenses poderem alcançar as suas metas de realização pessoal, familiar e comunitária de forma autónoma.
IGUALDADE entre todos os lagoenses no usufruto dos recursos comuns de forma adequada a cada um e organizada de forma transparente.
SOLIDARIEDADE entre todos os lagoenses no seu todo e entre cada freguesia e lugar do nosso concelho com vista a um progresso global e harmónico.
COMPETÊNCIA na recta intenção de sempre escolher o melhor conhecimento disponível, os melhores agentes e os melhores instrumentos para fazer bem.
CREDIBILIDADE fazendo aquilo que se determinou e comunicou fazer e da forma como realmente se determinou e comunicou.
FUNDAMENTOS
CIDADANIA responsável de munícipes conscientes dos seus direitos e responsabilidade, que de forma livre participam na construção de um concelho mais próspero e coeso segundo uma visão social democrata da sociedade.
DEMOCRACIA participativa que respeite a dignidade e legítima autonomia de todas as formas de organização coletiva dos lagoenses em favor do bem comum, a começar por aquelas que são inerentes e fundamentais para a nossa democracia representativa como são as assembleias e juntas de freguesia.
TRANSPARÊNCIA na adopção de modelos e práticas de governação que restrinjam ao mínimo necessário a informação que não é disponibilizada de forma pública e que respeite prazos razoáveis para a sua consulta antes e depois das decisões tomadas.
TERRITÓRIO gerido como elemento fundamental para a afirmação da nossa identidade e espelho da nossa história que não pode ser desbaratado em negócios de ocasião que não respeitem o equilíbrio intergeracional e as reais necessidades do tempo presente face ao potencial do tempo futuro.
SUSTENTABILIDADE como elemento fundamental e transversal a todas as decisões e garantia de futuro com equilíbrio entre os desenvolvimentos económicos e materiais e a preservação dos ativos naturais promovendo uma verdadeira harmonia entre os lagoenses e o território onde habitam.
INOVAÇÃO nas estratégias para criar, atrair e apoiar investimento público e privado que visem novas soluções de implementação local e que possam, pela sua inovação e comprovada eficácia, ser difundidas e promovidas internacionalmente a começar pela Macaronésia e outros territórios insulares ou com grandes áreas económicas marítimas exclusivas.